terça-feira, 10 de agosto de 2010

Aniversários.... 2 Anos de Canadá



Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto.

Então pelo menos duas datas nos marcaram bastante, o dia que saímos de SP (08/ago/2008) e o dia em que chegamos aqui (18/ago/2008).

E dia 12 é o meu aniversário, então é uma período de muitas emoções.

Pra quem está no Brasil ou acabou de chegar, vão aqui meus dois tostões:

Se você pretende realmente morar aqui, EU acho que é uma boa idéia se relacionar também com pessoas fora do círculo de amizades brasileiras. Não estou renegando nossos queridos amigos, que foram e são muito importantes na nossa adaptação aqui. Só que ficar circunscrito neste pequeno círculo de amizades acaba te distanciando de toda uma outra cultura.

É o que eu sinto quando passo por Chinatown. O povo fala e escreve "chinês"(mandarim, cantonês), koreano, japonês etc - e se comporta como se estivesse no país deles. Nenhum problema aí, a não ser o que EU penso disso, vendo de fora. EU sinto que há uma grande distância e eles não estão interessados em uma aproximação. E EU não acho legal, porque me sinto alienado e por isso voto pela integração, que me estimula culturalmente e me mantém alerta em relação ao mundo "lá fora".

O engraçado é que o Tio Mílton lá no Brasil sempre tentou me ensinar isso e a ficha só caiu depois de algum tempo aqui. Ele dizia pra fazer parte de alguma associação (de classe, social, etc), como ser membro, por exemplo, da fictícia APRQVM (Associação dos Provadores de Risolis de Queijo da Vila Mariana).
Não vou dizer que é fácil, ainda mais pra mim que sou meio Grouxo Marx ("I don't want to belong to any club that will accept me as a member") mas procurei dentro dos meus interesses e fiquei membro de um Sailing Club e mais recentemente montei uma banda com mais um brasileiro e dois canadenses (descendentes de chineses). A gente ensaia pelo uma vez por semana e até agora tem sido uma experiência boa.

Quanto ao mercado de trabalho (certamente a maior preocupação de quem está vindo), eu diria que os primeiros 3 a 6 meses são intensos, muita coisa nova, muita energia, você correndo atrás do primeiro emprego. Dai pra frente é um período de estabilização, entre 1 e 2 anos, onde dependendo das condições você vai correr atrás do seu Mortgage Loan, comprar sua casa ou condo, e depois vem uma outra fase, e eu acho que a gente está passando por isso neste momento:

- Now what?
.
.
.
.prometo que conto assim que descobrir....

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo menos ...