quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal..ho ho ho!!



Merry Christmas and Happy New Year!!!
Feliz Natal e um Ano Novo cheio de ótimas emoções!

Recebi essa mensagem de uma amiga querida, Carla, que estava aqui nos visitando e foi embora essa semana....veja que linda:

"Dentro de alguns dias estaremos no último dia do ano de 2009... E depois da meia-noite, virá o Ano-Novo...
O engraçado é que ,"teoricamente", continua tudo igual... Ainda seremos os mesmos.
Ainda teremos os mesmos amigos, alguns o mesmo emprego, o mesmo parceiro, as mesmas dívidas (emocionais e/ou financeiras).
Ainda seremos fruto das escolhas que fizemos durante a vida.
Ainda seremos as mesmas pessoas que fomos este ano...
A diferença, a sutil diferença, é que quando o relógio nos avisar de que é meia noite, do dia 31 de dezembro de 2009, teremos uma ano in-tei-ri-nho pela frente!
Um ano novinho em folha! Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever.
Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé...
Um ano para perdoarmos um erro, um ano para sermos perdoados dos nossos...
365 dias para fazermos aquilo que quisermos...
Sempre há uma escolha e exatamente por isso, eu desejo que você faça a melhor escolha que puder.
Desejo que sorria o máximo que puder.
Cante aquilo que quiser.
Beije muito.
Ame mais.
Abrace bem apertado.
Durma com os anjos. Seja protegido por eles.
Agradeça por estar vivo e ter sempre mais uma chance para recomeçar.
Agradeça às suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas. E ninguém pode ou deve questioná-las.
E eu gostaria de agradecer aos amigos que tenho.
Aos que me 'acompanham' desde muito tempo.
Aos que eu fiz este ano.
Aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito.
Aos que eu escrevo muito e falo pouco.
Aos que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria.
Aos que moram perto e eu vejo sempre.
Aos que me 'seguram', quando penso que vou cair.
Aos que eu dou a mão, quando me pedem ou quando me parecem um pouco perdidos.
Aos que ganham e aos que perdem.
Aos que riem e choram. Aos que me parecem fortes e aos que são.
Obrigado por fazer parte da minha história.
Espero que 2010 seja um ano bem mais feliz, amoroso e próspero!
Felicidades e Sucesso na vida pessoal e profissional, que 2010 seja intenso e com grandes conquistas para você e que estejamos sempre juntos, nem que seja virtualmente....

Positividade sempre!!


domingo, 20 de setembro de 2009

I love you too!

Fomos no show aqui em Toronto na quinta passada....ficamos lá na pista, pertinho!!

No meio do show, o Edge aponta pra mim e fala: I love you!!

E eu grito pra ele: I love you too! I love U2!!

Se não tivesse encontrado o Gus, eu casava com o Edge!

Pagamos pouco e nos divertimos muito :)


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Compramos uma Townhouse!!

Agora que já está tudo assinado decidimos contar a novidade...compramos um townhouse em downtown Toronto!

Vou começar contando pelo começo hehehe. Apertem os cintos pq esse vai ser longo! rsrsr

Quando você decide comprar um imóvel, se você não vai pagar à vista, que é o nosso caso, a primeira coisa a se fazer é ter o mortgage (financiamento) aprovado. Depois de saber quanto o banco te aprovou, você procura um realtor e começa a procurar o imóvel já sabendo a faixa de valor. Assim você não corre o risco de achar um imóvel que você gosta mas o banco não aprovar o financiamento e tudo ir por água abaixo. Aliás, o próprio realtor já vai te perguntar sobre o mortgage e dificilmente ele vai trabalhar com você se já não estiver aprovado (pelo menos ter o tal to pre-approval).

Antes de fazer um ano que chegamos aqui começamos a pesquisar sobre como conseguir o mortgage. Nossa preocupação era pq sempre ouvimos dizer que, quem não tem emprego fixo, dificilmente conseguirá ser aprovado. Eu trabalho com contrato part-time e o Gus é freelance, então seria praticamente impossível conseguir. Verdade? Nem sempre....

Eu sou teimosa por natureza, marido que o diga, e quando coloco uma idéia na cabeça, se é uma coisa que quero muito, vou fazendo uma coisa aqui, outra ali, até conseguir o que quero. Bom, isso foi o mesmo com o mortgage.

Queríamos deixar de pagar aluguel e pagar nossa casa própria. Nosso aluguel atual não é baixo (moramos no tal do Prelude) e pagar o financiamento daria no mesmo. (Pra fazer a conta real, não esqueça de levar em consideração o valor mensal do financiamento, taxa de condomínio, os utilies (água, energia e aquecimento) e incluir o property tax, que depois que vc compra, passa a pagar.)

Começamos então a perguntar para os amigos que já tinham comprado, como foi, quanto foi, quais os custos envolvidos, etc, e decidimos que era a hora. Consultamos uma mortgage broker, preenchemos um formulário com o nosso perfil dizendo quanto queríamos dar de entrada e qual o valor do imóvel que estávamos pensando, e mandamos pra ela avaliar.

Foi super rápido e, em menos de 24hrs, ela nos respondeu dizendo que infelizmente, por não termos emprego fixo, não tínhamos sido aprovados.

Putz, e agora....mesmo a gente querendo dar 20% de entrada, um valor alto, a mortgage broker não conseguiu aprovar. Isso porque não queríamos pagar o tal seguro quando o down payment é abaixo de 20%.

Enfim, é claro que não sosseguei...eu pensava: quero dar 20% de entrada, sempre paguei minha contas em dia, pago um valor alto de aluguel e com o mortgage só vai ser chamado de outro nome...poxa, como é que não dá?

Resolvemos então conversar com nossa gerente do banco daqui e ver no que dava. Ela mandou um formulário, preenchemos com os mesmo dados que mandamos pra mortgage broker, e mandamos.

Passaram 3 semanas e nada de retorno...eu já ficando ansiosa, pedi pro marido mandar um e-mail perguntando, fazendo uma pressãozinha ne?....mais três dias e nada...até que finalmente chega um e-mail dela, sem muitas explicações, dizendo que estávamos APROVADOS, e já mandou um contrato com todos os detalhes, taxas e valores.

UAU, ficamos super contentes e resolvermos ter certeza dos detalhes e marcamos uma reunião com ela, face to face. Na reunião perguntamos se era só um pre-approval e se precisaríamos comprovar renda depois, essas coisas. Se ela tinha visto que nenhum de nós tínhamos emprego full-time, etc....ela disse que tinha visto sim mas que nosso mortgage estava aprovado no valor que tínhamos pedido, com 20% de entrada conforme tínhamos mandado, que agora era só achar o imóvel!

Gente, nunca tínhamos ficado tão felizes por termos aberto nossas contas premier com o HSBC como agora. Realmente essa conta, que todos comentam muito, fez e está fazendo muita diferença na nossa vida aqui.

No começo foi o valor do limite do cartão de crédito, que por ser alto, nos ajudou muito...logo que vc chega são tantas coisas pra comprar que um cartão de $1,000 de limite, que é o que os newcomers conseguem com os bancos daqui, não dá pra nada. Além disso, todos esses gastos no cartão ajudam na construção do famoso crédito. Claro que quem tem o limite baixo pode pagar no débito, mas isso não ajuda no crédito...além das milhas que vc vai juntando no cartão, que pode demorar, mas um dia vc consegue trocar por alguma coisa.

Saímos do banco super felizes, voltamos pra casa e mandamos um email para um corretor indicado por um amigo. Ele respondeu logo, marcamos um reunião e em poucos dias já estávamos recebendo os listings dos imóveis disponíveis pelo MLS.

Aliás, esse sistema é muito bom, mas como o marido comentou em outro post, acabou sendo muito complicado comprar agora que o mercado aqueceu um pouco e ficou bom para os sellers.

Claro que tem apto que fica vários dias no mercado e não vende, mas se está bonito, boa planta e boa localização, vende rapidinho e acima do preço pedido!
Nós mesmos, antes de comprar a townhouse, tentamos comprar outros 3 aptos. Mandamos oferta, mas como nesse mesmo apto tinha outras 10 (DEZ!!!!) ofertas além da nossa, não ganhamos. Mesmo tendo oferecido 15mil (isso mesmo, QUINZE MIL) a mais do valor pedido. Isso aconteceu 3 vezes....e depois o nosso corretor viu pelo tal MLS que os aptos que tínhamos perdido tinham sido vendidos por um valor muito acima do listing...Loucura!!

Aí já estávamos estressados, falamos pro corretor ficar de olho em aptos que não teriam uma data certa pra receber as ofertas (data certa significa "bidding", do tipo "quem dá mais", pq eles não vendem pro primeiro que oferecer o valor pedido, eles vendem pra quem oferecer mais), e sim mandar listings aceitando ofertas a qualquer hora.

Um dia depois que tínhamos tentado comprar o último apto, que na verdade era uma townhouse, o nosso corretor que estava fazendo o dever de casa (aliás ele trabalhou muito bem) procurando por imóveis com nosso perfil no sistema, nos liga dizendo que tinha acabado de entrar uma outra townhouse na mesma região e que NÃO tinha data certa pra receber oferta.

Ele correu marcar um visita com a gente pra aquele dia mesmo, à noite, mais precisamente às 7:30pm...além da gente, outras 16 visitas estavam marcadas pra aquele dia!

Saímos do trabalho e fomos nos encontrar com o corretor lá no imóvel. Saindo do metrô já fomos avaliando a região, distância, pessoas, e achamos bacana. Chegamos no endereço e gostamos da cara de fora do prédio...outro corretor estava mostrando a casa e ficamos esperando eles sairem.

Gente, pra resumir, nós vimos, gostamos, conversamos lá mesmo se fazíamos uma proposta ou não, preço, prazo, reformas, blá blá blá, e saímos de lá pq tinha outro corretor marcado pra 8:00pm que já estava batendo na porta pra gente sair.

O nosso agente ligou para o corretor dos vendedores, avisou que os clientes dele (nós) queríam fazer uma oferta e marcamos pra nos encontrar às 9:00pm. Fizemos uma hora no Tim Hortons lá perto até dar o horário combinado, e lá fomos nós.

Oferecemos primeiramente $5K a menos pra ver se aceitavam, mas não deu e acabamos pagando o valor pedido, que, diga-se de passagem, estava muito bom. BEM menos que o outro que tínhamos tentado comprar na mesma região. Uma diferença de 28K! Ufa!!

É uma townhouse pequena, com sala e cozinha no primeiro andar, 2 dormitórios pequenos e banheiro no segundo, e lavanderia e um quintal com deck de madeira no terceiro andar, privativo pra gente e com direito a ter churrasqueira! Vamos querer fazer umas reformas (o tampo da pia da cozinha é verde! hahaha), mas pra começar, primeira casa aqui em downtown, está ótimo!!!

Depois de tudo assinado e fechado, o nosso corretor voltou pro carro (enquanto rola a negociação nós não podemos entrar, então ficamos esperando no carro. Se a compra acontece no escritório do corretor, cada um fica numa sala e muitos nunca se encontram. A nossa foi na casa do corretor dos vendedores), então ele nos perguntou gostaríamos de conhecer os vendedores, que ele poderia perguntar se eles aceitariam tb nos conhecer. Dissemos que sim e logo ele volta dizendo que poderíamos entrar.

Gente, os sellers são um casal super simpático, ela é escritora e ele trabalha pro exército, ela uma senhora de uns 65 e ele bem mais jovem. Estavam vendendo a casa pq ele foi transferido para uma outra base perto de Ottawa. Ela estava super emocionada por vender a casa pq adora o lugar, passa muito tempo lá por ser escritora, e por incrível que pareça, tem uma filha chamada Renata!!! Ela é canadense mas foi casada com um italiano, daí o nome da filha...quando ela viu que meu nome tb era Renata, nossa, ficou ainda mais emocionada....depois descobrimos que o pai dela faz aniversário no mesmo dia que o Gus....é claro que, conversa vai conversa vem, encontramos outras pequenas coincidências....

Foi tão legal que marcamos um almoço no sábado para conversarmos mais, ela nos dar dicas sobre o condomínio, sobre a casa, mostrar um pouco mais do bairro...ela agora é praticamente minha nova BFF! hahaha

E saímos de lá com um contrato assinado, uma dívida enorme e uma sensação deliciosa. O closing date (data que tomamos posse) é 16 de outubro.

Estamos super ansiosos e mega felizes!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Circo!!



Fomos ontem na estréia aqui em Toronto do novo espetáculo do Cirque du Soleil, o Ovo.

Meus olhos ficaram lacrimejados por várias vezes, não sei se foi pela lembrança dos meus tempos de circo lá no interior, se foi por escutar um "bem-vindos" em alto e bom tom (em português mesmo), por sentir e ouvir o som dos ritmos brasileiros, ou se foi por ver aqueles artistas excepcionais, que encantam e surpreendem.

Ela
fez um grande trabalho.

Vídeo legal.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

1 ano de Canadá!



Hoje faz 1 ano que chegamos em Toronto. Saímos de São Paulo no dia 08/08/08, ficamos 10 dias em Houston visitando minha irmã, e chegamos aqui no dia 18/08/08.

Eram tantas bagagens, incertezas, dúvidas, ansiedade e disposição...os primeiros meses passaram voando...

Nesse tempo, a gente descobriu que:(segue nossa listinha inspirada no post dos bárbaros)

- Mudar de país não é tão fácil como as vezes pode parecer, nem tão difícil quanto dizem por aí;

- A comida, os hábitos e costumes, as pessoas e os lugares são diferentes, mas não era isso mesmo que estávamos procurando?

- Falando em pessoas, neste ano que passou conhecemos ao menos umas 100 novas pessoas, já tentei fazer uma lista mas sempre acabo perdendo a conta. Alguns se tornaram bons amigos, mas a maioria caiu na categoria "conhecidos", e um ou outro, como nossa ex gerente do banco, entrou para a nossa listinha negra...

- Que o Canadá tem verão sim senhor. E que no verão quando não chove está úmido e só de sair na rua você já fica melado.

- Que as pessoas se abraçam para se cumprimentar mas não se beijam. E que demonstrações públicas de carinho, beijinho etc são bem raras (de vez em quando você topa com um casal de adolescentes dando um amasso na escada do metrô)

- Toma-se muito café por aqui. Apesar do best-seller ser aquele chafé ralo que se toma aos litros, é muito comum encontrar quem tenha uma maquina de espresso em casa (como nós), moedor de grãos (há muita variedade de grãos torrados disponível para compra), e até mesmo quem compre grãos verdes para torrar em casa!

- O mercado imobiliário daqui é muito eficiente, tanto que é um inferno para quem quer comprar um imóvel. Quando o mercado está aquecido como agora, os imóveis são vendidos em torno de 1 a 15 dias.

- Há muito mais opções para deficientes físicos. As calçadas são, em geral, transitáveis e os carrinhos motorizados são mais acessíveis.

- O transporte público é realmente integrado. Não é só "bilhete único". Tando o metrô quanto os ônibus e bondes são operados pela mesma empresa "TTC". Quando ocorre alguma emergência, como quando houve um incendio na estação, os ônibus foram redirecionados para suprir a demanda de passageiros. Fiquei imaginando o caos que seria em SP.

- Que abrir conta no HSBC antes de vir foi um ótimo negócio.

- Acha-se por aqui quase tudo em termos de comida brasileira. De guaraná a pão de queijo, de Picanha a Farofa, Batata Palha, Creme de Leite, Leite Condensado, Bolacha Bono, etc... Então de saudade você não morre. Só não achei ainda Sonho de Valsa.

- Que sacada aqui acaba sendo mal aproveitada...bem que podia ser permitido fechar as sacadas como em muitos prédios em SP...

- Que feijão bom mesmo é o Pinto Beans.

- e que queremos ficar aqui por muito tempo ainda!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tô por aqui...

Oi Pipou,

Aff, tô meio devagar com o blog ne?
Tanta coisa aconteceu que nem coloquei aqui...não sei explicar, só não deu vontade de postar...mas foram coisas boas...aliás, ótimas!

- Fomos viajar pro Brasil pela primeira vez...isso foi em março....fomos pro casamento da Dani, cunhada querida, com o Marcos, gente boníssima. Nossa, foi TÃO bom e TÃO rápido! Ficamos só uma semana...imagina só a correria.
E deu um frio na barriga fenomenal na volta...um mix de emoções...

- Fomos pra Montreal em abril e passamos um final de semana prolongado...foi muito gostoso e adoramos a cidade.

- Curtimos muitos festivais e eventos....Corso Italia, Harbourfront Festivals, Luminato, Fringe, Jazz Festival...e ainda tem outros pela frente como Taste of the Danforth, Nuit Blanche, TIFF...

- Fomos pra Toronto Island com amigos queridos....tava um dia lindo, muito gostoso...fizemos piquenique, caminhamos e papeamos bastante...

- Recebemos visita pela primeira vez! Minha irmã veio com meus sobrinhos...fizemos tantos passeios, coisas de turista mesmo...foi tão gostoso....gente, fiquei passada quando vi meu sobrinho...está enorme, cresceu muito desde o ano passado...vai fazer 15 anos e está lindo!! tia coruja? eu não, imagina!

- Fomos ontem no show do Coldplay no Rogers Centre...aff, como aquilo é grande! Achamos o palco pequeno, sem cenografia...ainda mais qdo vc compara com shows do U2 né?
Mas quando começou o show, aff...tava MUITO bom! Só tocaram músicas legais...eles até fizeram uma homenagem pro Michael, o Jackson....E o Chris Martin é muito simpático! :)

- Semana que vem receberemos visita ilustre e estamos super ansiosos! A mãe do Gus, ou a minha sogra, vai chegar!!

- E mês que vem faz 1 ano que estamos aqui no Canadá. :)

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Utilidade pública :-)

Oi pipou, td bem?

Nossa, quanto tempo que não passo por aqui...tá tudo ótimo, estamos curtindo os dias de sol e calor...

Passei mesmo por aqui pra dar uma dica: transporte!
Quem precisar de transfer em Toronto, pequenas viagens, ou precisar fazer alguma entrega, pode contar com a empresa de dois grandes amigos, a Transafe.

Além de serem super gente boa, os preços são ótimos. O transfer do aeroporto até downtown custa só $40.00! Podem comparar na internet, vale muito a pena.
É uma ótima dica pra famílias que estão chegando de mudança tb.

INFORMAÇÕES PARA CONTATO
Telefone: 416-399-5717
Celular: 416-728-1766
Skype : (55) 21-3521 8853
Nextel: 81*80014
Email: contato@transafe.com.br e transafe@transafe.com.br

Ótima semana.
Abraços
Re

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Sailing Toronto


Tá certo que nossos amigos aqui do Canadá já estão cansados de me ouvir falar neste assunto...e agora, ainda por cima, resolvi escrever sobre o curso de vela que estou fazendo no St. James Sailing Club.

O clube é co-op, ou seja, uma cooperativa administrada pelos próprios membros. Paga-se uma anuidade e cada um contribui como pode para o bom andamento das atividades (organizando treinamentos de corrida, manutenção dos barcos e da sede, organizando jantares e encontros sociais, etc).

O curso inicial cobre os níveis introdutórios WhiteSail I, II e II, mas já é o suficiente para ser capaz de pegar o barco sob a sua responsabilidade (os Albacores são embarcações para duas pessoas). 

Então que venha o verão, que até lá já estarei dando nó até em pingo d'água!!!

Abraços

Gus

quinta-feira, 19 de março de 2009

Páginas de la vida....

Se vc pensa que aqui no Canada vai aprender só inglês e francês, está enganado! :)
Se vc pensa que aqui no Canadá vai ficar sem novelas, está enganado! :)
Se vc pensa que aqui no Canadá vai ter que pagar a Globo Internacional pra ver novela, está enganado! :)

video

Mico series...Lost in translation...



Amiga e marido da amiga passeando por North York...
Amiga fala pro marido - marido, tô com fome, vamos jantar...
Marido da amiga - eu tb, vamos procurar algum lugar por perto
Amiga - Que tal esse Smokey's Joe's?
Marido da amiga - Aff, não, eu odeio fumaça, imagina, todo mundo fumando vai ser horrível!
hahahahahah

Rádio no trabalho tocando a música Kiss do Prince...eu lá na minha mesa concentrada...
Blond Girl - Adoro essa música...aumenta o som Gay Guy!
Gay guy - ai, eu também! Essa música é muito boa...
Blond Girl - eu adoro o Prince, e vc?
Gay Guy - eu tb...Renata? and you, you too?
Eu, a mais perdida - U2?? eu adoro o U2!

Marido e eu no ônibus...motorista conversando com passageiro...
Passageiro - Um absurdo mesmo, sao muitas taxes....
Motorista - nem me fala, bla bla bla, tax aqui...tax ali...tax...
Passageiro - eu morei em bla bla bla e não tinha muitas taxes assim...
Eu, a mais perdida - Nossa Gus, se eles estão reclamando dos taxis daqui, imagina se forem pra SP, com milhoes de motoboys que temos por lá!

E vcs pipou? Tem algum mico?
Me conte o seu sem medo de ser feliz! :)

domingo, 1 de março de 2009

Validação dos diplomas....

Oi pipou, td joinha?

Passei pra dar uma dica...

Eu acabei de solicitar a validação dos meus diplomas aqui em Toronto. Sempre é bom saber se o tal curso de MBA que vc fez aí no Brasil é válido aqui ou não...são tantos cursos oferecidos aí que muitas vezes nem valem aqui com pós ou MBA, e vc acaba descobrindo que aqui é considerado só um curso de educação continuada.

Enfim...alguns empresas que prestam esse serviço aqui exigem que o histórico escolar seja enviado em envelope selado pela universidade no Brasil. Exige tempo e dinheiro, mas fazem isso pra evitar fraudes. Porém, algumas solicitam apenas cópia simples dos diplomas e históricos escolares, e a tradução de tudo. E caso tenham alguma dúvida quanto à autenticidade, podem solicitar o original ou, aí sim pedir uma cópia enviada pela universidade.

Mas detalhe, tive que mostrar os originais para a tradutora, assim ela garantia que a tradução era válida e que os originais foram conferidos.

Fiz a tradução com a Florinda, da Association of Translators and Interpreters of Ontario. Fiz orçamento com outra tradutora tb mas o da Florinda foi mais barato e transparente. Gastei de tradução para 2 diplomas e 2 históricos, total $ 200.00. A outra tradutora me cobrou $ 310.00
E olha que pra não ter dúvidas mandei tudo scanneado pras duas, tudo igual.

Florinda Lages, ATIO Certified Translator, M.A., B.A.
Portuguese-English / Spanish-English / French-English
11 Rothsay Ave., Toronto, ON M8Z 4L9
Tel.: 416-201-0390
Cell: 416-318-3792

Algumas empresas que fazem a validação:
- WES - essa é a mais conhecida e mais cara, e tem a tal regra do envelope lacrado
- ICAS - nao precisa envelope lacrado, pode ser cópia simples
- Universidade de Toronto - tb nao precisa envelope lacrado

O meu mentor (aqueles programas de mentoring que tem por aqui) me recomendou fortemente fazer com a UofT...aquela coisa de nome forte, todo mundo conhece, bla bla bla.
Era mais barato que a WES mas vai demorar 18 semanas! Mas acabei fazendo com eles e ainda estou aguardando.
A UofT so faz a traducao document-by-document, entao quem quiser aquela completa, pra mestrado etc, tem que escolher outra.

Outras empresas em áreas específicas:
(EngCan / CCPE) Engineers Canada / Canadian Council of Professional Engineers
Phone: 1-613-232-2474 www.engineerscanada.ca

(CGA) Certified General Accountants of Canada
Phone: 1- 800 663-1529 www.cga-canada.org

(CMA) Certified Management Accountants of Canada
Phone: 1-800-263-7622 www.cma-canada.org

(ICCQ) Immigration et des Communautés Culturelles Québec
Phone: 1-514-864-9191 http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/education/comparative-evaluation/

(CCTT) Canadian Council of Technicians and Technologists
Phone: 1-800-891-1140 www.cctt.ca

(PEO) Professional Engineers Ontario
Phone: 1-800- 339-3716 www.peo.on.ca

(MCC) Medical Council of Canada
Phone: 1-613-521-6012 www.mcc.ca

(FLSC) Federation of Law Societies of Canada
Phone: 1-613-236-7272 www.flsc.ca

(CASW) Canadian Association of Social Workers
www.casw-acts.ca

(PEBC) The Pharmacy Examining Board of Canada
Phone: 1-416-979-2431 www.pebc.ca

(CACB) Canadian Architectural Certification Board
Phone: 1-613-241-8399 www.cacb-ccca.ca

(OCAS) Ontario College Application Service
www.ontariocolleges.ca

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Brincadeira da Meme

Hey Pipou!

A Silvia do blog "Família Faian rumo ao Canadá" deixou um comentário aqui no blog dizendo que havia me indicado para uma brincadeira.

As regras são as seguintes e devem estar escritas na postagem:
1 – Linkar a pessoa que te indicou.
2 – Contar seis coisas aleatórias sobre você.
3 – Indicar mais seis pessoas e colocar o link no fim do post.
4 – Deixar a pessoa saber que você a indicou, deixando um comentário para ela.
5 – Deixar os indicados saberem quando você publicar seu post.

Vamos lá:

1) Sou sagitariana, aventureira, otimista, teimosa, dorminhoca, pavio-curto, não deixo a peteca cair fácil, guerreira e tenho meus "diabinhos" ao meu redor (leia-se hormônios = TPM)

2) Adoro limpar minha casa (!), ainda mais aqui no Canada que tem produtos ótimos e suja muito menos que no Brasil (o apto fica mais tempo fechado = menos poeira e menos poluição). Gosto de ver tudo no lugar, limpinho...e até brinco com o marido que coisa fora do lugar e sujeira me dá dor de cabeça. hahaha
Mas o mais engraçado é que limpo geralmente logo depois que tomo o café da manhã...acordo, tomo o café e sinto que "hoje é dia de limpar a casa"...nem me troco! hahahaha começo a limpar de pijama mesmo! hahahaha
Agora já virou um ritual...limpar casa = pijamas durante o dia! rsrsrsrs

3) Gosto de dirigir e aqui em casa a "pilota" oficial sou eu...o marido sempre tem uma desculpa pra fugir da tarefa, e entramos num acordo: ele é o co-piloto e dá as direções, eu fico no volante. Não não, não é perigo constante! :)

4) Não gosto e não sei cozinhar....cozinho o básico pra sobrevivência...sei lá, não consigo me entender com os temperos, não sou nada criativa na cozinha e sempre fico nervosa....um simples fondue (ai ai ai, eu de novo com o fondue) virou uma vez algo como "toffee de chocolate"! Tipo aquela bala pegajosa, que gruda até namorados em dia de briga?

5) Sou bem organizada. Nada super metódico, mas gosto de ter o "padrão Renata de organização"...tenho pastas pra colocar as contas pagas, todo final de ano faço uma limpeza e arquivo tudo, minhas gavetas tem lugar certo pra cada tipo de roupa, guardava meus sapatos em caixas e etiquetava todos, e adoro planilhas!
Controlo meus gastos numa planilha de cash-flow há, pelo menos, 9 anos! :S
Acabei contaminando o marido e isso foi ÓTIMO pra nosso planejamento financeiro. Acho que herdei isso do meu pai, que era muito organizado. Me sinto super bem e tenho muito orgulho disso!

6) Adoro fazer coisas com as mãos (ô mente poluída! rsrs)
Do tipo, artesanatos, montar coisas (martelar, parafusar), costurar...adoro essa cultura do "faça você mesmo" que tem aqui...me diverti montando os móveis novos do Ikea! rsrs
E falo pro marido que qdo decidirmos mudar, quero comprar um casa velha e reformar ela inteira, bem no estilo dos programas "Don't move, improve" ou "Take this house and sell it".


Vou indicar para a brincadeira:
Dani do blog Ser e Ter
Dea do blog Juba e Dea
Ci do blog From Sampa to Toronto
Ra do blog Frozen Cheese
Jeanne do blog As Invasões Bárbaras
Dani do blog A Marcha dos Pinguins

Até mais,

Workshop Brasil-Angola


























Ontem participamos de um workshop oferecido pelo Hewton, lá no Brasil-Angola. O tema foi "Diferenças Culturais no Trabalho". Infelizmente não foi possível gravar um vídeo do workshop, pois uma das normas era a manutenção da confidencialidade dos assuntos discutidos, justamente para proporcionar um ambiente seguro e confortável para que todos pudessem se expressar livremente.

No final das contas as discussões foram bem mais tranquilas e mais filosóficas, buscando incentivar uma reflexão pessoal sobre a posição de imigrante (ou não). Me lembrou muito um outro curso que fiz no Brasil, o "Descondicionamento do Olhar", como Cláudio Feijó, mas isso já é outra história.

Mais importante do que entrar em detalhes do dia-a-dia do ambiente de trabalho no Canadá, o Hewton nos levou a refletir sobre como é que nos vemos (como a gente se coloca, se comporta, se qualifica dentro do tempo e do espaço - sendo que as classificações de raça, orientação sexual, classe social, etc podem ser muito mais relativas do que pensamos).

Enfim, mais uma vez eu vejo que não adianta esperar fórmulas prontas que sirvam para "copiar e colar" no nosso dia-a-dia. As relações humanas são complexas e cheias de variáveis. O importante é observar com muita atenção e procurar soluções que funcionem para o seu  ambiente de trabalho.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Rent (Toronto)

Para quem está chegando agora, o apartamento que alugamos pelos 2 primeiros meses aqui em Toronto está disponível. 

1 dormitório, mobiliado, pertinho do Subway, o prédio tem piscina, sala de ginástica e muito mais. Lavanderia dentro do apartamento, o que é uma grande vantagem.

Para nós foi uma boa opção no começo e gostamos tanto do bairro que depois nos mudamos para o prédio de trás.

Veja fotos aqui.


Gus


_________

Update:

Pagavamos 1,200 (mobiliado) + utilities. Sugiro negociar incluindo utilities. Cable e internet a parte. O preço pedido inicialmente foi 1,600 por ser mobiliado.

O Predio se chama Ultima, tem a passagem subterranea que vai ate o metro. Muitas lojas, supermercado (Loblaws), cinema, Public Library, restaurantes, tudo pertinho. Ótima região.

O lanlord: James Ige
(647) 267-0314
ola-james@hotmail.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Getting there!


Até que enfim "alguém" aprendeu a fazer os benditos croissants aqui em casa....

.....e não fui eu!!!



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

World's Biggest Book Store

Vai uma dica para os amantes da leitura: World's Biggest Book Store.

Endereço: 20 Edward Street, Toronto, Ontario M5G 1C9 Canada
Referência: saindo do Eaton Centre na Yonge x Dundas, sobe um quarteirão e vira à esquerda. Fácil fácil...

Demos um passada lá no sábado pra comprar um presente e fiquei de boca aberta com as promoções...tem muitos livros, novinhos, capa dura, pocket book, por $1.00 / $2.00...

Tem muuuuito livro em promoção...e o acervo é muito grande. Não comparei os preços dos livros fora da promoção, mas vale dar uma passada lá.

Tinha até o Moleskine de Toronto! O Gus ficou doido! Mas $21.00 tava caro sim.

Agora, quem quiser ler sem gastar nem $1.00 pode ir na Toronto Public Library. Eu escolhi e reservei pelo site e depois de 2 semanas fui lá buscar (aqui do lado de casa tem uma). Tem livro que pode demorar mais e tem livro que já está disponível, vai depender do número de cópias e da procura. Mas mesmo assim vale a pena.

Só não lê aqui em Toronto (e provavelmente em todo Canadá), quem realmente não quer! Nem se compara com os preços dos livros no Brasil...

Acabei de ler:
The Appeal - bom, mas tem uma parte no meio do livro que dá uma enrolada...não é um dos favoritos, mas vale a leitura. Alguma semelhança com Erin Brockovich é mera coincidência.
Gossip Girl - bem de teenager, mas fácil e gostoso de ler...bom pro inglês...vale a pena pra quem gosta de ler sem pretensão de parecer intelectual! rsrs

Vou começar a ler:
The Road

E vc, tá lendo o quê?
Alguma indicação?

sábado, 10 de janeiro de 2009

Pagando mico...

Oi pipou, td joia?

Por aqui tudo caminhando muito bem...mas como muitos sabem, vida de imigrante não é moleza não....além das dificuldades, tem também os micos que pagamos pelo caminho.

O que fazemos é tentar levar tudo na esportiva e aproveitar pra dar boas risadas....além de aumentar a lista de histórias pra contar ne? rsrs

Alguns micos:

- Ir no Cotsco e voltar com uma MEGA compra (pra quem não conhece, o Cotsco é tipo Sam's Club ou Makro, que é atacadista e vende tudo em grande quantidade)....o mico: voltar de ônibus usando um carrinho de compras, aqueles bem de véia mesmo!



- Comprar uma linda caixa de cookies, chegar em casa doida pra comer os cookies, fazer aquele espresso na máquina nova pra acompanhar os cookies, arrumar a mesa com a melhor porcelana chinesa do Ikea, colocar uma música ambiente pra ocasião, abrir a caixa dos cookies com todo cuidado pra não quebrar as preciosidades, e encontrar......mix pra preparo dos cookies! rsrsrs

Claro que o tal mix ainda está ocupando espaço no armário ne?

- Ser convidada pro fondue na mansão dos Holanda, ficar responsável por levar os itens pro fondue de chocolate, comprar o evaporated milk achando que é creme de leite e quase arruinar a noite.

- Ser convidada pro fondue na mansão dos Monteiro, ficar responsável por levar os itens pro fondue de chocolate, comprar outro tipo de evaporated milk achando que é creme de leite e quase arruinar a noite, mais uma vez....

- Discutir com as amigas, pegar as dicas de como comprar o creme de leite, anotar os detalhes, passar horas na frente da prateleira do Loblaws e, outra vez comprar errado o creme de leite....aff...

- A chefe chega contando que foi fazer microdermabrasion....aí, você toda interessada, pergunta como foi, aonde foi, se dói...etc...aí, vc chega perto pra ver o resultado, ela te mostra o rosto, fala das rugas que ainda estão por lá, etc....vc quer saber mais e, no impulso, vira e pergunta: Are you clear?

hahaha, a chefe cai na gargalhada, os demais na sala tb, e vc vira motivo de piada!!!
Gentem, queria perguntar se ela estava sem makeup...rsrsrsrs

- Esse mico não é meu, mas vale tb!!
O marido (da amiga) passa horas escolhendo o desodorante, de spray, vai pra casa e toma aquele banho gostoso, sai do banho e passa por todo o ritual de beleza, passa o desodorante novo na maior empolgação e depois de alguns segundos percebe que era.......fixador de cabelo! hahahaha

- Comprar sabão líquido achando que era amaciante! Pelo menos minhas roupas estavam ficando super limpinhas....mas nada macias! hehehe

Isso que dá comprar sem ler....a gente vê a embalagem e acha parecido com o que usávamos no Brasil, então pra que perder tempo lendo ne? rsrsrs

Com certeza pagamos outros micos, mas não me lembro agora...
e vc, que mico já pagou??

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo men...