terça-feira, 18 de agosto de 2009

1 ano de Canadá!



Hoje faz 1 ano que chegamos em Toronto. Saímos de São Paulo no dia 08/08/08, ficamos 10 dias em Houston visitando minha irmã, e chegamos aqui no dia 18/08/08.

Eram tantas bagagens, incertezas, dúvidas, ansiedade e disposição...os primeiros meses passaram voando...

Nesse tempo, a gente descobriu que:(segue nossa listinha inspirada no post dos bárbaros)

- Mudar de país não é tão fácil como as vezes pode parecer, nem tão difícil quanto dizem por aí;

- A comida, os hábitos e costumes, as pessoas e os lugares são diferentes, mas não era isso mesmo que estávamos procurando?

- Falando em pessoas, neste ano que passou conhecemos ao menos umas 100 novas pessoas, já tentei fazer uma lista mas sempre acabo perdendo a conta. Alguns se tornaram bons amigos, mas a maioria caiu na categoria "conhecidos", e um ou outro, como nossa ex gerente do banco, entrou para a nossa listinha negra...

- Que o Canadá tem verão sim senhor. E que no verão quando não chove está úmido e só de sair na rua você já fica melado.

- Que as pessoas se abraçam para se cumprimentar mas não se beijam. E que demonstrações públicas de carinho, beijinho etc são bem raras (de vez em quando você topa com um casal de adolescentes dando um amasso na escada do metrô)

- Toma-se muito café por aqui. Apesar do best-seller ser aquele chafé ralo que se toma aos litros, é muito comum encontrar quem tenha uma maquina de espresso em casa (como nós), moedor de grãos (há muita variedade de grãos torrados disponível para compra), e até mesmo quem compre grãos verdes para torrar em casa!

- O mercado imobiliário daqui é muito eficiente, tanto que é um inferno para quem quer comprar um imóvel. Quando o mercado está aquecido como agora, os imóveis são vendidos em torno de 1 a 15 dias.

- Há muito mais opções para deficientes físicos. As calçadas são, em geral, transitáveis e os carrinhos motorizados são mais acessíveis.

- O transporte público é realmente integrado. Não é só "bilhete único". Tando o metrô quanto os ônibus e bondes são operados pela mesma empresa "TTC". Quando ocorre alguma emergência, como quando houve um incendio na estação, os ônibus foram redirecionados para suprir a demanda de passageiros. Fiquei imaginando o caos que seria em SP.

- Que abrir conta no HSBC antes de vir foi um ótimo negócio.

- Acha-se por aqui quase tudo em termos de comida brasileira. De guaraná a pão de queijo, de Picanha a Farofa, Batata Palha, Creme de Leite, Leite Condensado, Bolacha Bono, etc... Então de saudade você não morre. Só não achei ainda Sonho de Valsa.

- Que sacada aqui acaba sendo mal aproveitada...bem que podia ser permitido fechar as sacadas como em muitos prédios em SP...

- Que feijão bom mesmo é o Pinto Beans.

- e que queremos ficar aqui por muito tempo ainda!

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo men...