sábado, 21 de fevereiro de 2009

Workshop Brasil-Angola


























Ontem participamos de um workshop oferecido pelo Hewton, lá no Brasil-Angola. O tema foi "Diferenças Culturais no Trabalho". Infelizmente não foi possível gravar um vídeo do workshop, pois uma das normas era a manutenção da confidencialidade dos assuntos discutidos, justamente para proporcionar um ambiente seguro e confortável para que todos pudessem se expressar livremente.

No final das contas as discussões foram bem mais tranquilas e mais filosóficas, buscando incentivar uma reflexão pessoal sobre a posição de imigrante (ou não). Me lembrou muito um outro curso que fiz no Brasil, o "Descondicionamento do Olhar", como Cláudio Feijó, mas isso já é outra história.

Mais importante do que entrar em detalhes do dia-a-dia do ambiente de trabalho no Canadá, o Hewton nos levou a refletir sobre como é que nos vemos (como a gente se coloca, se comporta, se qualifica dentro do tempo e do espaço - sendo que as classificações de raça, orientação sexual, classe social, etc podem ser muito mais relativas do que pensamos).

Enfim, mais uma vez eu vejo que não adianta esperar fórmulas prontas que sirvam para "copiar e colar" no nosso dia-a-dia. As relações humanas são complexas e cheias de variáveis. O importante é observar com muita atenção e procurar soluções que funcionem para o seu  ambiente de trabalho.

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo menos ...