quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Nossa querida Juju...



Oi Pessoal,

Hoje eu vou apresentar pra vcs nossa filhota fofa, peluda e branquela, a westie, Juju.

Juju não vai ficar pra trás! Mas no início tb não vai até o destino final. Vamos parar no meio do caminho pra deixá-la na casa da minha irmã que mora em Houston. Vai ser difícil deixá-la por uns tempos, mas tb seria muito mais difícil começar nossa vida nas terras geladas com um pet do lado.

Imagina nós chegando, com 4 malas grandes, 2 malas de mão, mochilas, bolsa e cachorro?
Imagina a diária dos hotéis que aceitam pets?
Imagina a dó de deixar a pobrezinha trancada nos primeiros dias, perdida, sozinha, dentro de um apto enquanto a gente conhece a cidade e resolve tudo?

Pois é, nós também imaginamos e decidimos....pelo que andei pesquisando, a melhor opção pra gente é ir pela Continental Airlines mesmo, que faz escala em Houston.

A Continental permite um animal dentro da cabine, por isso se a gente reservar com antecedência, acho que conseguimos...mas ainda temos que ver se pelo tamanho dela vai ser permitido....ver se ela consegue dar uma volta completa dentro do Kennel...conversando com a Continental, o rapaz que me atendeu disse que normalmente o cachorro permitido na cabine tem até 5kg....Juju está com 6kg....será que pode dar problema? Ai, realmente não queria despachar como carga....

Alguém tem alguma dica???



Vamos ter que providenciar:

1) Providenciar o CZI (Certificado Zoossanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura, gratuitamente, nos aeroportos internacionais. Para obtê-lo, é necessário:

a) Agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais.
b) Solicitar ao Veterinário do seu bichinho "Certificado Sanitário", ou seja, um atestado de saúde, com as seguintes informações:
- Raça;
- Nome;
- Origem do animal (informações do Pedigree se houver);
- Estado geral;
- Nome do proprietário (qualificação completa);
- Carteira de vacinação atualizada, (a vacina anti-rábica é obrigatória para animais com mais de 120 dias e deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e há menos de um ano), assinada pelo veterinário.
- Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida.

O certificado sanitário é válido por 3 dias da data de emissão.

Com estes documentos e com o animal que será embarcado, você deve comparecer ao posto do Ministério da Agricultura que você agendou previamente, para que ele seja examinado pelo veterinário daquele departamento, que irá emitir o CZI. Com o CZI em mãos, seu animal está apto a fazer uma viagem internacional. O CZI é válido por 8 dias para o embarque, perdendo a validade após este prazo.

2) Providenciar o GTA - Guia de Trânsito Animal, para transporte em vôos domésticos.
Este documento pode ser emitido tanto pelo Ministério da Agricultura (gratuitamente) ou por médicos veterinários particulares, credenciados pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Para a emissão do GTA é necessário:
- Exame do animal pelo veterinário credenciado que emitirá o documento;
- Apresentação do comprovante de vacinação anti-rábica (deve ter sido aplicada há mais de 20 dias e menos de um ano), assinada pelo seu veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório produtor, o tipo e o número da partida.

Validade do GTA: 03 (três) dias para todo o território nacional.

3) Verificar as condições de transporte, que variam de acordo com cada Cia aérea e checar se as dimensões de caixa para carregar o animal na cabine está de acordo com a regras da Cia aérea.

4) Providenciar tudo para que o animal se estresse o mínimo possível. Alguns veterinários recomendam que o bichinho seja sedado antes de viajar. Não se deve dar comida para o animal durante o vôo e as cias. aéreas não permitem que a caixinha seja aberta.

5) Não existe exigência de quarentena no Canada, basicamente o país exige que se apresente uma carteira de vacinação atualizada, emitida em inglês ou francês, com a comprovação da vacina anti-rábica.

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo menos ...