quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Vamos esclarecer alguns pontos.....

Oi pessoal, tudo bem?

Esse post vai para os amigos imigrantes (ou não), que querem entender melhor como funciona e o que são essas agências e organizações que tanto ouvimos falar. Quando chegamos (e ainda no Brasil através dos blogs e sites do governo), pesquisamos bastante e recebemos muita, mas muita infomação...que está nos ajudando muito mas nos deixou super confusos no começo.

Então vamos lá:

Passo #1 - Antes de começar qualquer curso, seja de inglês ou preparação para o mercado de trabalho, você precisa passar por uma das organizações para fazer o "English Assessment" ou "CLBA - Canadian Language Benchmarks Assessment".

Mesmo quem não fala nada de inglês precisa passar por lá pois são eles quem vão te avaliar e indicar para o curso do LINC (Language Instruction for Newcomers to Canada) oferecido pelo governo.

Esses centros são chamados de "LINC Assessment Centres". O mais conhecido é o YMCA (atenção, o YMCA tem os centros recreativos e os centros para ajuda aos newcomers. Somente os centros de ajuda aos newcomers fazem esse teste...o centro recreativo funciona separadamente).

Aqui você encontra a lista completa dos LINC assessment centre.

Nós fomos nesse endereço abaixo e gostamos bastante do atendimento. Fica pertinho da Bloor x Yonge.

YMCA LINC Assessment Centre
Central/Main Office
42 Charles Street East, 3rd floor
Toronto, Ontario M4Y 1T4
416-925-5462 or 416-925-LINC
www.ymcatoronto.org

Para fazer o teste você precisa reservar um horário. Fomos pessoalmente marcar o dia do teste...eles tiraram cópia do nosso "landing paper" (é uma via do papel que vc assinou na frente do oficial da imigração, lá na chegada no aeroporto...ela vai ser seu "PR Card" temporário) e o passaporte.

O mais importante do YMCA é sair de lá com sua nota do teste de inglês....com isso, você decide se quer fazer o LINC (que é de graça) ou começar algum curso para te preparar para a procura emprego. Você começa com speaking e listening, depois faz o reading e writing. Demora aproximadamente uma hora e meia para o teste...eles corrigem na hora, já te chamam para dar o resultado e se você quiser fazer o LINC, já checam data, horário e local disponível. Você sai de lá com a inscrição feita para o curso, depois é só ir no endereço indicado para começar as aulas. Eles tentam sempre achar um local próximo da sua residência.

Passo # 2 - Se você for no YMCA, depois do teste pode pedir mais infomações sobre os outros cursos....vai sair de lá com zilhões de papéis....muita calma nessa hora, é tudo muito confuso mesmo...a moça que te atende lá é prestativa, mas ela não dá detalhes de cada programa pq nem ela sabe...o papel dela é te entregar os zilhões de folhetos e flyers que todas as outras organizações deixam lá....(atenção: não sei dizer se em outro endereço do YMCA funciona diferente...mas esse é o central, portanto deve ser o mais completo).

Se você decidiu que quer fazer o LINC somente, ok, já foi, fez o teste e agora é só começar...
Mas se vc quiser fazer aqueles cursos para te ajudar com o résumé e entrevistas, primeiro você precisa passar por OUTRO assessment centre.

O primeiro teste é o de language...agora, esse outro assessment é para te explicar melhor os diferentes cursos para a área de trabalho. Você vai passar com um counselor que já vai saber seu nível de inglês e vai te aconselhar o melhor curso. Você VAI ter que passar por ele para fazer qq "JobStart" da vida.

Veja aqui a lista completa dos Assessment Centres.

Nós fomos nesse aqui.

Isso acontece pq você não pode fazer vários programas ao mesmo tempo..pode fazer um curso de inglês e um curso de "job search", mas não pode fazer dois cursos de "job search" ao mesmo tempo, por exemplo, JobStart e COSTI ou Skills for Change. (perguntamos se depois que acabar um podemos fazer outro...nossa counselor disse que sim, mas que teríamos que passar por uma avaliação dela para ver a real necessidade)

Passo # 3 - Agora que vc já fez os dois assessments, é decidir qual programa vc quer fazer. Se vc já tiver decidico, sua counselor já vai te indicar para o curso que vc escolheu, e assim vc pode começar.
Se não decidiu ainda, pode ir visitar cada um deles para conhecer melhor.

Os chamados CASIP (Consortium of Agencies Serving Internationally-Trained Persons) são:

- ACCES
- COSTI
- HUMBER
- JOBSTART
- JVS
- MICROSKILLS
- SENECA
- SKILLS FOR CHANGE

Atenção: todos vão tentar te convencer que o curso deles é o melhor! Você não paga nada mas eles ganham pra te ensinar! O governo paga por cada pessoa que faz o curso.

Aliás, segue nossa opinião: estamos fazendo o curso no JobStart pra nos ajudar com o résumé, entrevistas e mercado de trabalho canadense. Até agora estamos achando EXCELENTE! Ficamos super bem impressionados com o nível de detalhe do curso e estrutura oferecida.
Não fomos visitar nem conhecemos as outras organizações ainda...então não temos base de comparação...nossa opinião está baseada em nossa experiência pessoal.

Como estávamos perdidos no começo, sem entender muito como funcionava, acabamos indo direto do JobStart (depois até tivemos que ir em um dos assessment centre para validar) mas acabamos não comparando.

No final deu certo pq estamos adorando! Terminamos o curso em sala de aula amanhã (2 semanas total) mas o programa tem duração de 3 meses. Daqui pra frente vamos ter apoio do nosso counselor à distância para a procura de um emprego...e quando tivermos uma entrevista, por exemplo, podemos marcar para ir treinar com ela...ou então só tirar dúvidas.

Agora temos dois counselors, o do assessment centre, que é do governo, e o do JobStart, que é específico do programa.

OUTROS PROGRAMAS:

- Career Bridge - estágio remunerado, portanto o salário é baixo. Eles não garantem que vc vai conseguir um estágio.
- CO-OP - estágio não-remunerado...pelo que sei, eles vão te achar algum trabalho na sua área.
- Practice firm - estágio não-remunerado numa empresa simulada.

Esses geram um pouco de discussão...os counselors acham melhor tentar procurar emprego primeiro, como skilled worker mesmo, antes de entrar para esses programas...mas depende de cada um...tem gente que prefere já entrar num programa desses logo de cara para treinar, ganhar a experiência canadense, se sentir mais confiante com o mercado de trabalho aqui....enfim, é uma decisão pessoal.

É isso aí
Aff, ficou grande ne?
Deu trabalho mas fiz de coração...espero ter esclarecido um pouco mais...aliás, se alguém que já passou por isso perceber que falei algo errado, favor avisar!

Cheers e até o próximo post! :-)

Aniversários.... 2 Anos de Canadá

Há dois anos atrás estavamos no limbo, hospedados na casa da irmã da Re em Houston por alguns dias a caminho de Toronto. Então pelo menos ...